Para qualquer grande evento ser um sucesso, são necessários uma boa organização e um bom planejamento financeiro.
Se o seu evento for um casamento, o planejamento financeiro vai ser seu melhor amigo nesse período, juntamente com a sua organizadora de eventos.
Aliás, fica a dica, ter uma pessoa especializada para te ajudar nesse momento, facilita muito a solução de diversos problemas do dia a dia e te deixa livre para se preocupar e curtir o que verdadeiramente importa.
Como criar um planejamento financeiro para seu evento?
Criar um planejamento financeiro é bem simples, caso você tenha as informações necessárias. Para que ele seja completo e real, precisa de muito conhecimento específico, principalmente noções de valores.
Definindo o Budget
Foto: Pinterest
O primeiro passo é estabelecer qual é o seu "budget" para o evento.
Casamentos, por exemplo, podem ter uma grande variação de custo. Tudo depende do quanto está disposto a investir e quais os tipos de fornecedores farão parte do "Dream Time".
Nesse momento, pense e escreva qual é o seu sonho para esse evento, quais são os itens indispensáveis e quanto pretende investir no total.
O numero de convidados é um importante influenciador no valor total a ser investido no evento. Então tenha em mente que quanto maior a sua lista maior será o valor investido. Com isso selecione com carinho cada pessoa que fará parte desse momento muito especial.
Outro dado importante a se considerar é que, caso o evento seja em outra cidade ou no exterior, inclua no "budget" os custos de locomoção, hospedagem, alimentação e frete dos fornecedores.
Criando uma planilha
Uma vez estipulado quanto será investido e quais são os itens indispensáveis para o evento, monte uma planilha, seja no Excel ou em aplicativos online. O bom da ferramenta online é que é possível compartilhar com as outras pessoas envolvidas no evento e ter a atualização em tempo real de qualquer modificação.
Planilha financeira usada na Vanessa Aune Cerimonial
Deixe em destaque quanto pretende gastar, quanto desse valor já foi gasto e qual é o saldo residual.
Logo abaixo, discrimine cada um dos itens que constarão na sua festa: decoração, buffet, despesas com documentação, entretenimento entre outros, com um espaço na frente, para posteriormente constar o valor fechado com o fornecedor.
Se não quer estourar o "budget", você deve pesar cada contratação e procurar um especialista para te ajudar com o passo a passo. Ele sabe os valores praticados no mercado e onde você pode dar aquela economizada.
Importante também nessa planilha conter um espaço onde você colocar o valor que já foi pago e o que falta pagar. Dessa forma você não se enrola com os pagamentos e a quantidade de fornecedores.
Dicas finais: Cotações e resumo de pagamentos
Com sua planilha em mãos, busque os fornecedores de cada um dos itens de seu evento. Uma dica aqui, é pedir referências de eventos que gostou, escolher os 3 melhores e fazer cotação. Dessa forma, você já começa com fornecedores que confia, podendo escolher aquela que melhor se adéqua ao seu orçamento.
Foto: Pinterest
Agora, se você quer aquele casamento inesquecível e único que sempre sonhou, sem toda a dor de cabeça que dá executá-lo, entre em contato conosco e faça um orçamento. Ficaremos muito felizes em fazer parte do seu sonho.